Carnaval 2015

Carnaval 2015 - A Lua de São Jorge


Sinopse


A VIDA DE JORGE SOLDADO GUERREIRO

Jorge, nascido na Capadócia, atual Turquia, filho de cristãos, foi educado para lutar sempre contra o mal. Adolescente, entrou para a carreira das armas, por ser a que mais satisfazia à sua natural índole combativa, e, logo foi promovido a capitão do exército romano, graças á sua dedicação e habilidade. Tais qualidades levaram o imperador a lhe conferir o título de Conde da Capadócia, e Jorge passou a residir na corte imperial e a exercer a função de Tribuno Militar. Então, o Imperador publicou um édito que mandava prender todo soldado romano cristão que não reverenciavam aos deuses romanos. Jorge, que sempre se declarou cristão, manteve-se fiel ao cristianismo. Torturado de vários modos, seu martírio aos poucos foi ganhando notoriedade; a cada vitória sobre as torturas, Jorge ia convertendo mais e mais soldados. O imperador, contrariado, chamou um mago para acabar com a força de Jorge. O santo tomou duas poções e, mesmo assim, manteve-se firme e vivo. O feiticeiro juntou-se à lista dos convertidos, assim como a própria esposa do imperador. Estas duas últimas "traições" levaram Diocleciano a mandar degolar o ex-soldado em 23 de abril de 303 d.c.. 

O PADROEIRO 

São Jorge é venerado desde o século IV e recebeu o honroso título de "Grande Mártir". A devoção a Jorge rapidamente tornou-se popular e seu culto se espalhou pelo mundo, durante a Idade Média. Conhecido como verdadeiro guerreiro da fé, durante as Cruzadas, começou a ser cultuado como santo, que segundo a lenda, venceu satanás em terríveis batalhas. Iconograficamente, São Jorge é representado como um jovem imberbe, de armadura, tanto em pé como em um cavalo branco com uma cruz vermelha. A imagem conhecida, do cavaleiro que luta contra o dragão, foi difundida a partir de um mito surgido em romances de cavalaria. Está relacionada às diversas lendas criadas a seu respeito e contada de várias maneiras. 
Os ingleses acabaram por adotar São Jorge como padroeiro do país, assim como vários Lugares pelo Mundo, como, a Catalunha, Moscou e Portugal; já na África São Jorge é considerado padroeiro da agricultura. 

No Brasil, a devoção foi trazida pelos portugueses. D. João VI era devoto do santo e popularizou a imagem dele por aqui após a chegada da corte ao Rio de Janeiro, em 1808.
A imagem de São Jorge é composta por uma roupa de couraça, a espada e o escudo, que representam a fé, a esperança e a caridade, respectivamente. A ligação de São Jorge e a lua é algo que surgiu no Brasil, e é resultado da influência de religiões africanas. Já a ligação com o dragão é fruto de uma lenda europeia.

É patrono dos Escoteiros, Bicheiros, Soldados, Policiais, Bombeiros, Armeiros, Cavaleiros, Seguranças, Serralheiros e Exercito Brasileiro; 

É o Santo Padroeiro do Corinthians, acredita-se que sua história de devoção e fidelidade à verdade Cristã até o fim de seu martírio seja a origem do termo "Fiel", popular entre os torcedores corintianos; 

É Padroeiro de várias escolas de sambas pelo Brasil com destaque para União da Ilha do Governador, Beija-flor de Nilópolis, Império Serrano, Imperatriz Leopoldinense, Porto da Pedra e Grande Rio, todas no Rio de Janeiro e da Gaviões da 
Fiel entre outras em São Paulo. 
Na música nacional, São Jorge já foi homenageado em canções por Jorge Ben, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Fernanda Abreu, Racionais MC’s, Zeca Pagodinho e pela banda Angra. Na música internacional, a banda Iron Maiden fala do santo na música “Flash of Blade”, no álbum Powerslave
Sendo eleito padroeiro da Mocidade Alegre de Olaria, devido a sua data de fundação, 23 de abril de 1979, nada mais justo esta tão gloriosa homenagem, cantando Jorge e  viajaremos nas lendas e mistérios desta intrigante porém fascinante  lua de São Jorge.

Na astrologia São Jorge representa Marte e o signo de Áries. 

SÃO JORGE E A LUA

O dragão (o demônio) simboliza a idolatria destruída com armas da fé. Já a donzela que o santo defendeu, representaria a província da que ele extirpou as heresias.
A relação entre o santo e a lua viria de uma lenda antiga que acabou virando crença para muitos. Diz à tradição que as manchas apresentadas pela lua representam o milagroso santo e sua espada pronto para defender aqueles que buscam sua ajuda.

DEVOÇÃO 


O dia de São Jorge é comemorado em 23 de abril. No sul do Brasil, o sincretismo com Ogum colabora bastante com a popularidade do santo. 
Essa composição sincrética formada a partir de São Jorge-Ogum tornou-os mais populares ídolos religiosos no Rio de Janeiro, a ponto de se tornarem os patronos da maior parte dos times de futebol e das escolas de samba da cidade. O culto a São Jorge é maior que o culto a São Sebastião - santo padroeiro da cidade - ou a Nossa Senhora. 
Na devoção de cada religião é marcada pela esperança de uma nova era para o mundo dos homens com igualdade. É o poder da fé que move montanhas, é a peregrinação dos caminhos da fé. Desde o desconhecido á celebridades da mídia. De um Brasil que se vive em harmonia, onde São Jorge convive com o povo brasileiro no seu dia a dia, e, que ele nos abençoe em todas as manifestações religiosas e festas da cultura do povo brasileiro.

Umbanda e em outros cultos afro-brasileiros são Jorge corresponde a Ogum, o santo da guerra. Esse orixá tem energia masculina, o que o faz buscar vibrações femininas na Lua - daí a relação.
E por falar em lua não podemos nos esquecer deste planeta mágico que está presente tão fortemente em nossas vidas e que a muito encanta poetas e serve de cupido para os
Enamorados que fazem serenatas  à luz do luar para encantar o seu amor, é ela sim cúmplice das grandes paixões, pois é, sem duvidadas, á noite onde o romantismo está mais aflorado..
Oh lua cheia, magnífica fonte de inspiração para vários contos e lendas, como a lenda de jaci “ nome dada a lua pelos índios tupis e que é considerada a mãe dos vegetais, a lua das fadas ou Lua Azul Chamada de Blue Moon entre os americanos, uma alusão à Lua Triste, ela nada tem a ver com melancolia ou tristeza! A Lua Azul é como chamamos a segunda Lua Cheia que acontece no mesmo mês. É um fenômeno raro e quando acontece deve ser aproveitado! Conhecida também como Lua das Fadas, todos os elementais neste dia mágico se reúnem em volta dos caldeirões das bruxas, brincando, festejando e realizando os mais profundos desejos.
A lua nova que anuncia esperança e renovação.

O G.R.E.S. MOCIDADE ALEGRE DE OLARIA com poder, fé e devoção erguida ao longo dos 35 anos de nossa história, pede passagem a todas as manifestações religiosas para contar em "canto e oração" a história deste grande guerreiro protetor, nesta grande festa cultural e tradicional que se chama carnaval.


SALVE SÃO JORGE!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÂO: O Blog da Mocidade não publicará comentários ofensivos, obscenos, racistas, que estimulem a violência, sejam contra a lei ou não correspondam ao assunto da reportagem. Todos os comentários serão avaliados.